ESPECIALIDADE:

Anestesiologia

Qual o papel do anestesista veterinário em um procedimento cirúrgico?

Ele é responsável por promover a analgesia e inconsciência do paciente em todo tempo cirúrgico, promovendo assim, segurança anestésica, cuidando do seu paciente antes, durante e depois do procedimento.

No Pré-Operatório: o anestesista vai examinar o paciente, analisar os exames de sangue, coração, entre outros.

No Trans-Operatório: com auxílio de monitor multiparâmetro (aqueles utilizados pela medicina humana em hospitais), o anestesista consegue monitorar em tempo real durante o procedimento cirúrgico parâmetros vitais cardiológicos (como frequência cardíaca, oxigenação do sangue e pressão arterial) e respiratórios (como frequência respiratória e concentração de gás carbônico no sangue).

No Pós-operatório: neste momento o anestesista veterinário é responsável pela recuperação pós-anestésica, avaliando a dor e o nível de consciência do animal antes da liberação do paciente.

Quais os tipos de anestesia mais comuns e seguros na medicina veterinária de cães e gatos?

Anestesia geral inalatória: é considerada uma anestesia segura, pois o fármaco utilizado (gás anestésico) não precisa ser metabolizado pelo organismo. Porém, exige que o animal esteja com a via aérea preservada (intubado) e equipamento específico para administração do fármaco (aparelho de anestesia inalatória).

Anestesia Intravenosa: envolve a administração de fármacos anestésicos na corrente sanguínea do paciente. Pode ser utilizada sozinha ou em associação com a anestesia inalatória. Auxilia na manutenção da inconsciência e analgesia do paciente.

Anestesia Local e Locorregional: geralmente associada à anestesia geral, permite bloquear a sensibilidade dolorosa de uma determinada área ou região, reduzindo assim a administração de anestésicos gerais inalatórios e intravenosos, promovendo maior segurança no tratamento cirúrgico. A aplicação de anestésicos locais permite, por exemplo, desde pequenos procedimentos como remoção de nódulos (anestesia local) até procedimentos de correções de fratura (anestesia locorregional).

Qual a diferença entre uma sedação e uma anestesia geral? Quais os procedimentos utilizados nestes casos?

A principal diferença está ligada ao nível de consciência que o paciente apresenta durante o procedimento a ser realizado. Em geral, a sedação é utilizada para procedimentos mais simples, como uma sutura simples de pele, coleta de exames em animais bravos ou extremamente agitados. Já para procedimentos cirúrgicos a anestesia geral é indicada, pois o paciente necessita estar inconsciente durante a cirurgia.

Importante ressaltar que as diversas técnicas anestésicas, em sua maioria, são realizadas em associação, anestesia inalatória com anestesia local por exemplo. A escolha da melhor técnica depende da avaliação do médico veterinário anestesista. Ele será o responsável pela avaliação individualizada do paciente e escolha da melhor conduta para o seu animal, promovendo assim maior segurança anestésica.

Quais são exames laboratoriais minimamente necessários para a anestesia?

Segundo as diretrizes de anestesia e monitoramento da American Animal Hospital Association (AAHA) de 2020, as recomendações para os exames pré-anestésicos são:

ASA 1 e 2 : pacientes saudáveis com idade abaixo de 6 anos:

Hemograma completo;

Função Renal (ureia e creatinina);

Glicemia em neonatos.

ASA 1 e 2: pacientes saudáveis acima de 6 anos:

Hemograma completo;

Função Renal (ureia e creatinina);

Função Hepática (FA, ALT, AST e Albumina);

Avaliação cardiológica: Eletrocardiograma e Ecocardiografia.

ASA 3 e 4: paciente crítico:

Hemograma completo;

Função Renal (ureia e creatinina);

Função Hepática (FA, ALT, AST e Albumina);

Avaliação cardiológica: Eletrocardiograma e Ecocardiografia Hemogasometria/eletrólitos;

Glicemia e lactato.

Conforme os resultados, o adiamento da cirurgia pode ser recomendado para corrigir eventuais alterações que aumentem os riscos anestésicos, a não ser quando o procedimento cirúrgico for a única forma de sobrevida.

Smile4Pets
A escolha confiável em cuidados veterinários

A Smile4Pets Especialidades Veterinárias conta com equipe de médicos-veterinários altamente capacitados, prontos para oferecer atendimento qualificado para os pets e acolhimento aos tutores.

Buscamos o bem-estar dos pacientes, a satisfação plena dos clientes e o respeito e a confiança de companheiros de profissão.

Nossos pacientes são únicos! Atendê-los de maneira personalizada, sempre em busca dos melhores tratamentos disponíveis no Brasil e no mundo, é a principal proposta da Smile4Pets.

ESPECIALISTA(S)

Clique na foto do especialista para mais detalhes

Image hover effect image

Dra. Sabrina Zbóril
Anestesiologia
Image hover effect image

Dr. Daniel Nakano
Anestesiologia

SERVIÇOS VET

Artigos relacionados a esta especialidade:

Anestesia Geral Inalatória
Anestesia Geral Inalatória

ESPECIALISTA(S)

Clique na foto do especialista para mais detalhes

Image hover effect image

Dra. Sabrina Zbóril
Anestesiologia
Image hover effect image

Dr. Daniel Nakano
Anestesiologia