Fale Conosco
TELEFONE
SMILE4PETS | Todos os direitos reservados
Chinchila, Porquinho da Índia e Coelhos, diferente de cães e gatos, possuem crescimento contínuo de todos os dentes. Por isso, os cuidados com a alimentação destes animais é essencial para evitar problemas dentários.
Com o crescimento contínuo dos dentes, é necessário que estes animais desgastem seus dentes constantemente, através da alimentação.
Os melhores alimentos para estes herbívoros são folhas de baixo valor nutritivo e ricas em sílica, que agem como uma lixa sobre as coroas e fazem com que estes herbívoros passem muitas horas do dia e da noite se alimentando para se sintam satisfeitos.
Entretanto, por falta de conhecimento, a maioria dos animais são alimentados com ração industrial, que é altamente nutritiva, fazendo com que comam menor quantidade de alimento e em menor tempo, desgastando menos os dentes. Esta mudança de comportamento propicia o HIPERCRESCIMENTO DENTÁRIO, gerando dor e predispondo a inflamação dos germes dentários.
Além disso, o pelet de ração é menos abrasivo e sua forma de mastigação é diferente da forma como estes roedores e lagomorfos mastigam as folhas. Esta mudança no padrão mastigatório faz com que Chinchilas, Porquinhos da Índia e Coelhos desgastem os dentes de forma irregular, favorecendo a FORMAÇÃO DE PONTAS DENTÁRIAS que machucam a mucosa da bochecha e a língua.
Para corrigir o desnivelamento e remover as pontas dentárias, é necessário submeter o animal à anestesia geral inalatória. Com instrumental específico, realiza-se o desgaste dos dentes, deixando-os nivelados e sem pontas.
Veja abaixo alguns exemplos de tratamento dentário em Coelho, Chinchila e Porquinho da Índia: